FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

mucormicose

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 04/05/2016

Comentários de assinantes: 0

Mulher de 38 anos de idade, com antecedente de diabetes mellitus com mau-controle com internação recente por cetoacidose evoluindo com quadro de dor ocular intensa, evoluiu posteriormente com proptose local. Realizada RM de encéfalo com o resultado abaixo.

A paciente apresenta lesão invasiva em região orbitária. A etiologia mais comum dessas alterações é a mucormicose que é uma infecção fúngica invasiva acometendo região de seios nasais e órbitas, além de causar infecções pulmonares. Diabetes mellitus e terapia com desferoxamina são fatores predisponentes para sua ocorrência. Em diabéticos, a cetoacidose em particular aumenta o risco de seu aparecimento devido às alterações do metabolismo de ferro que ocorrem nestes pacientes. O tratamento é com antifúngicos e muitas vezes é necessária intervenção cirúrgica.

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal