FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Pneumonia Fibrosante

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 28/08/2017

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 51 anos de idade, sexo feminino, tem quadro de dor articular há 1 ano e meio e tosse há mais de 1 ano, com piora progressiva. As dores articulares acometem múltiplas articulações de membros superiores e inferiores, incluindo pequenas e grandes articulações de característica simétrica, com rigidez matinal de 1?2 horas. Há cerca de 1 mês, a paciente vem apresentando quadro de dispneia progressiva, embora negue febre e outros sintomas.

Quando da consulta, apresenta: SaO2: 89% em ar ambiente; frequência respiratória (FR): 28RPM; frequência cardíaca (FC): 92bpm; ausculta respiratória com estertores crepitantes à D. Na pesquisa laboratorial, apresenta aumento de proteína C reativa, com fator reumatoide fortemente positivo, fator antinuclear (FAN) 1/80 pontilhado fino com outros anticorpos negativos.

 

 

A paciente apresenta quadro de dores articulares simétricas e de características inflamatórias, que poderia ser compatível com artrite reumatoide e outras colagenoses, com fator reumatoide positivo. Em relação à manifestação pulmonar, apresenta um infiltrado reticular e em vidro fosco bilateral, um pouco mais pronunciado à D, e um evidente componente de fibrose e bronquiectasias de tração e retração de parênquima devido à fibrose.

O quadro articular sugere artrite reumatoide, e a manifestação pulmonar também é compatível com doença pulmonar intersticial da artrite reumatoide. Ressalta-se, entretanto, que o acometimento intersticial da artrite reumatoide, normalmente, é na forma de micronódulos, de modo que não costuma ter padrão de fibrose com bronquiectasias de tração. Outros diagnósticos diferenciais do quadro fibrótico incluem pneumonite por radiação e pneumonite por aspiração.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal