FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Excreção de Sódio e Potássio na Urina e Risco Cardiovascular

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 01/04/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A despeito de muito debate e muitainformação já publicada a esse respeito, a relação entre ingestão de sódio edoença cardiovascular permanece controversa, em parte devido à avaliaçãoimprecisa da ingestão de sódio. A avaliação da excreção urinária de 24 horasdurante um período de vários dias é considerada um método preciso e poderia serútil para essa avaliação, fornecendo subsídios par justificar o estudo deintervenções.

 

O Estudo

 

Apresentamosum estudo observacional no qual foram incluídos dados de participantesindividuais de seis coortes prospectivas de adultos saudáveis. A excreção desódio e potássio foi avaliada com o uso de pelo menos duas amostras de urina de24 horas por participante. O desfecho primário foi um evento cardiovascular(revascularização coronariana ou infarto do miocárdio fatal ou não fatal ouacidente vascular cerebral). Analisamos cada coorte usando métodos consistentese combinamos os resultados usando uma metanálise de efeitos aleatórios.

Entre 10.709participantes, que tinham idade média (±DP) de 51,5±12,6 anos e dos quais 54,2%eram mulheres, 571 eventos cardiovasculares foram verificados durante umseguimento médio de 8,8 anos (taxa de incidência, 5,9 por 1.000 pessoas-ano). Amediana da excreção urinária de sódio de 24 horas foi de 3.270 mg (percentil 10a 90, 2.099 a 4.899). Maior excreção de sódio, menor excreção de potássio emaior razão sódio-potássio foram todos associados a maior risco cardiovascularem análises controladas por fatores de confusão (P = 0,005 para todas ascomparações). Em análises que compararam o 4º quartil do biomarcador urinário(mais alto) com o 1º quartil (mais baixo), as razões de risco foram de 1,60 (IC95%, 1,19 a 2,14) para a excreção de sódio, 0,69 (IC 95%, 0,51 a 0,91) para a excreçãode potássio e 1,62 (IC 95%, 1,25 a 2,10) para a razão sódio-potássio. Cadaincremento diário de 1.000 mg na excreção de sódio foi associado a um aumentode 18% no risco cardiovascular (taxa de risco, 1,18; IC 95%, 1,08 a 1,29), ecada incremento diário de 1.000 mg na excreção de potássio foi associado a diminuiçãode risco de 18% (taxa de risco, 0,82; IC 95%, 0,72 a 0,94).

 

Aplicação Prática

 

Este é um estudo observacional queoferece interessantes hipóteses a serem testadas em intervenções. No caso, umaingestão mais alta de sódio e mais baixa de potássio, medida em várias amostrasde urina de 24 horas, foi associada de maneira dose-resposta a maior riscocardiovascular. Esses achados podem apoiar a redução da ingestão de sódio e oaumento da ingestão de potássio dos níveis atuais. Obviamente isso precisa serajustado dentro de um contexto de ensaio clínico randomizado, mas os dadosencontrados são interessantes para apoiar estudos a respeito de potenciaismedidas junto a pacientes.

 

 

Bibliografia

 

1.            Ma Y, et al. 24-Hour Urinary Sodium andPotassium Excretion and Cardiovascular Risk. N Engl J Med 2022; 386:252-263

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.