FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Baricitinibe para Alopecia Areata

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 10/10/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Há condiçõesclínicas dentro da prática médica que não são particularmente de impacto emmortalidade, mas afetam a qualidade de vida de forma intensa. Um exemplo é aalopecia areata, uma condição autoimune caracterizada pela rápida perda decabelo no couro cabeludo, sobrancelhas e cílios, para a qual os tratamentos sãolimitados. O baricitinibe, um inibidor oral, seletivo e reversível das Janusquinases 1 e 2, pode interromper a sinalização de citocinas implicadas napatogênese da alopecia areata, sendo um potencial tratamento.

 

O Estudo

 

Apresentamosdois ensaios clínicos randomizados, controlados por placebo, de fase 3(BRAVE-AA1 e BRAVE-AA2), envolvendo adultos com alopecia areata grave compontuação na Severity of Alopecia Tool (SALT) de 50 ou superior (intervalo, 0[sem perda de cabelo no couro cabeludo] a 100 [perda total de cabelo no courocabeludo]). Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente em uma proporção de3:2:2 para receber baricitinibe uma vez ao dia na dose de 4 mg, baricitinibe nadose de 2 mg ou placebo. O desfecho primário foi pontuação na SALT de 20 oumenos na semana 36.

 

Foraminscritos 654 pacientes no estudo BRAVE-AA1 e 546 no estudo BRAVE-AA2. Aporcentagem estimada de pacientes com pontuação na SALT de 20 ou menos nasemana 36 foi de 38,8% com 4 mg de baricitinibe, 22,8% com 2 mg de baricitinibee 6,2% com placebo no BRAVE-AA1 e 35,9%, 19,4% e 3,3%, respectivamente, no BRAVE-AA2.No BRAVE-AA1, a diferença entre 4 mg de baricitinibe e placebo foi de 32,6pontos percentuais (IC 95%, 25,6 a 39,5), e a diferença entre 2 mg debaricitinibe e placebo foi de 16,6 pontos percentuais (IC 95%, 9,5 a 23,8) (P< 0,001 para cada dose vs. placebo). No BRAVE-AA2, os valorescorrespondentes foram 32,6 pontos percentuais (IC 95%, 25,6 a 39,6) e 16,1pontos percentuais (IC 95%, 9,1 a 23,2) (P < 0,001 para cada dose vs. placebo).Os desfechos secundários para baricitinibe na dose de 4 mg, mas não na dose de2 mg, geralmente favoreceram o baricitinibe em relação ao placebo. Acne, níveiselevados de creatinoquinase (CPK) e níveis aumentados de colesterol delipoproteína de baixa e alta densidade (LDL e HDL) foram mais comuns combaricitinibe do que com placebo.

 

Aplicação Prática

 

Interessante podermos trazer à discussãoartigos que vão ao encontro de uma solução para condições que afetam de modosignificativo a qualidade de vida de muitas pessoas. Nestes dois ensaiosclínicos de fase 3 que foram voltados para pacientes com alopecia areata graveconforme escala padronizada, obaricitinibe oral foi superior ao placebo em relação ao crescimento do cabeloem 36 semanas. Obviamente, estamos falando de ensaios clínicos iniciais, edados de mais longo prazo (em se tratando de uma condição crônica) sãonecessários para avaliar a eficácia e a segurança do baricitinibe para alopeciaareata. Porém, neste momento, temos dados promissores que podem vir a favorecero uso dessa substância para a alopecia areata.

 

 

Bibliografia

 

1.            King B et al. Two Phase 3 Trials ofBaricitinib for Alopecia Areata. N Engl J Med, March 26, 2022. 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.