FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Impacto de equipes multiprofissionais na mortalidade em UTI

Autor:

Antonio Paulo Nassar Junior

Especialista em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Médico Intensivista do Hospital São Camilo. Médico Pesquisador do HC-FMUSP.

Última revisão: 10/05/2010

Comentários de assinantes: 0

Equipes multiprofissionais e mortalidade em UTI

 

O efeito de equipes multidisciplinares na mortalidade de unidades de terapia intensiva1

 

Fator de impacto da revista (Archives of Internal Medicine): 9,110

 

Contexto Clínico

A mortalidade das principais síndromes (sepse, SARA) que levam à admissão na UTI é de até 50%. Alguns estudos têm sugerido que mudanças organizacionais, como a permanência de um intensivista 24h por dia na unidade, associam-se a menor mortalidade. No entanto, o papel de equipes multiprofissionais ainda não está bem estabelecido.

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto que uma visita multiprofissional com ou sem a presença de um intensivista pode ter sobre a mortalidade em 30 dias.

 

O Estudo

Foram coletados dados de 112 hospitais americanos e de um total de 107.324 pacientes. Comparou-se a mortalidade em 30 dias para hospitais com e sem equipes multiprofissionais e com ou sem intensivista 24h.

 

Resultados

Vinte e dois hospitais tinham tanto a presença de um intensivista 24h quanto uma equipe multiprofissional (definida como a presença de um médico, enfermeiro e mais outro profissional).

A presença apenas de uma equipe multiprofissional associou-se a uma redução de 16% na mortalidade (OR 0,84; IC 95% 0,76-0,93, p=0,001). A presença do intensivista também associou-se a uma redução de 16% na mortalidade (OR 0,84, IC 95% 0,75-0,94, p=0,002).

A combinação de uma equipe multiprofissional e um intensivista 24h associou-se a uma redução de 22% (OR 0,78; IC95% 0,68-0,89, p <0,001). A presença de equipe multiprofissional sem intensivista associou-se a uma redução de 12% da mortalidade (OR 0,88; IC 0,79-0,87, p=0,01).

Além disso, a presença de uma equipe multiprofissional associou-se a uma menor mortalidade nos dois subgrupos analisados, pacientes com sepse e em ventilação mecânica (redução de 20 e 19%, respectivamente). Sempre que se associava a presença de um intensivista 24h, as mortalidades eram menores (redução de 26 e 26%, respectivamente).

 

Aplicações para a Prática Clínica

Este estudo foi o primeiro a mostrar o impacto de uma equipe multiprofissional na UTI, impressão empírica que todos nós temos. Além disso, mostrou a sinergia da associação de um intensivista 24h e de uma equipe multiprofissional. A presença de equipes multiprofissionais parece ser importante pelo conhecimento que cada membro traz e pela visão única que a sua formação específica permite. Assim, a aplicação de evidências e protocolos seria teoricamente mais fácil.

No entanto, os achados são limitados por dois motivos principais: Não se detalhou como eram formadas as equipes (Fisioterapeuta? Farmacêutico? Psicólogo?) e apenas UTIs clínicas participaram do estudo.

Um dado interessante que poderia ser mostrado era o impacto de diferentes equipes com diferentes componentes no prognóstico dos pacientes. Por exemplo, qual o impacto de se ter ou não um farmacêutico na UTI?

 

Bibliografia

1. Michelle M. Kim, MSc; Amber E. Barnato, MD, MPH; Derek C. Angus, MD, MPH; Lee F. Fleisher, MD; Jeremy M. Kahn, MD, MSc. The Effect of Multidisciplinary Care Teams on Intensive Care Unit Mortality. Arch Intern Med. 2010;170(4):369-376.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.