FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Escore pediátrico de meningite se aplica a adultos

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP.
Supervisor do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Diretor do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente.

Última revisão: 17/08/2016

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

O Bacterial Meningitis Score (escore de meningite bacteriana) classifica as crianças que têm quadro de meningite e nenhum dos seguintes preditores de alto risco como sendo de muito baixo risco para meningite bacteriana: líquor positivo na coloração de Gram, proteína no líquor >= 80 mg/dL,  contagem absoluta de neutrófilos no líquor de >= 1000 células/mm3 , neutrófilos no hemograma >= 10.000 células/mm3 e convulsão antes ou na apresentação. Embora amplamente validado em crianças, o escore de meningite bacteriana não foi rigorosamente avaliado em adultos.

 

O Estudo

Foi realizado estudo transversal e retrospectivo dos adultos com meningite (definida por leucócitos no líquor >= 10 células/mm3) que procuraram um departamento de emergência entre 2003 e 2013. Define-se um caso de meningite bacteriana quando hemocultura ou cultura do líquor forem positivas.

 

Foram identificados 441 pacientes elegíveis, dos quais 4 (1%) tiveram meningite bacteriana. O escore de meningite bacteriana teve uma sensibilidade de 100%, especificidade de 51% e valor preditivo negativo de 100%. Nenhum dos adultos de baixo risco teve meningite bacteriana. Se o escore de meningite bacteriana tivesse sido aplicado prospectivamente, a taxa de admissão hospitalar teria caído de 84% para 49%, sem perder nenhum pacientes com meningite bacteriana.

 

Aplicação Prática

É preciso ressaltar de início que se trata de um estudo em um único centro e realizado de forma retrospectiva. Dito isso, o resultado é bastante interessante. O escore de meningite bacteriana aplicado a pacientes adultos obteve uma sensibilidade de 100% assim como para o valor preditivo negativo. Este resultado ainda precisa ser replicado em outros locais e de forma prospectiva, mas é promissor, pois tal escore pode ser aplicado a adultos, poupando internações e uso de antibióticos de forma desnecessária.

 

Referências

McArthur R et al. Validation of the bacterial meningitis score in adults presenting to the ED with meningitis. Am J Emerg Med 2016 Jul; 34:1265

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal