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Restrição de Crescimento Intrauterino e Status Pequeno para a Idade Gestacional com Resultados Cognitivos na Infância

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 11/01/2021

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Contexto Clínico

 

A magnitude da associação da restrição de crescimento intrauterino (RCIU) e status pequeno para a idade gestacional (PIG) ??com resultados cognitivos em crianças nascidas prematuras e a termo não foi estabelecida.

 

O Estudo

 

Apresentamos uma revisão sistemática com metanálise cujo objetivo foi examinar os resultados cognitivos de crianças nascidas prematuras e a termo que tiveram RCIU e eram PIG em comparação com crianças que eram adequadas para a idade gestacional (AIG) durante os primeiros 12 anos de vida.

Para esta revisão sistemática e metanálise, os bancos de dados Scopus, PubMed, Web of Science, Science Direct, PsycInfo e ERIC foram pesquisados ??em busca de literatura em inglês revisada por pares publicada entre 1º de janeiro de 2000 e 20 de fevereiro de 2020.

Os critérios de inclusão foram avaliação dos resultados cognitivos (QI em escala completa ou uma subescala cognitiva), inclusão de um grupo AIG como comparação e inclusão da idade gestacional no nascimento, além de avaliação cognitiva até os 12 anos de idade.

As diretrizes de relatórios de Metanálise de Estudos Observacionais em Epidemiologia (MOOSE) foram seguidas. Os dados foram submetidos a dupla triagem para artigos de texto completo, e um subconjunto foi codificado independentemente por dois autores. Diferenças médias padronizadas (SMDs) e odds ratio de estudos individuais foram agrupadas.

Os desfechos avaliados foram os resultados cognitivos, definidos como pontuações mentais, cognitivas ou de QI, estimados com testes cognitivos padronizados ou deficiência intelectual limítrofe (BII), definidos como pontuações mentais, cognitivas ou de QI pelo menos 1 desvio padrão abaixo da média da pontuação cognitiva.

Neste estudo de 89 amostras de 60 estudos, incluindo 52.822 crianças, aquelas que tiveram RCIU e que  eram PIG tiveram resultados cognitivos significativamente piores na infância (por exemplo, escores cognitivos e BII) do que crianças com AIG. Para os escores cognitivos, as associações são consistentes para prematuros (SMD -0,27; IC95% -0,38 a -0,17) e crianças nascidas a termo (SMD -0,39; IC95% -0,50 a -0,28). As análises de BII revelaram risco significativamente aumentado nas crianças prematuras que tiveram RCIU e eram PIG (odds ratio, 1,57; IC 95%, 1,40 a 1,77) em comparação com as crianças com AIG.

 

Aplicação Prática

 

Esta metanálise traz interessantes insights quando pensamos em termos de saúde pública e saúde infantil, uma vez que demonstra RCIU e status PIG significativamente associados a resultados cognitivos mais baixos na infância quando comparamos nascidos a termo com prematuros. Isso mostra a necessidade potencial da fase pré-natal de focar no combate a fatores de risco para essas situações, bem como a necessidade de abordagens pós-natais de forma sistemática.

 

Bibliografia

 

1.             Sacchi C, Marino C, Nosarti C, Vieno A, Visentin S, Simonelli A. Association of Intrauterine Growth Restriction and Small for Gestational Age Status With Childhood Cognitive Outcomes: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Pediatr. 2020;174(8):772–781.

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