FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Adenocarcinoma de Pulmão

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 15/01/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 61 anos de idade, sexo masculino, tabagista de 60 maços/ano. Evoluíndo com quadro de perda de peso, realizou exames complementares, incluindo uma TC de tórax com o seguinte achado:

 

 

As doenças neoplásicas representam cerca de um terço de todos os casos de perda involuntária de peso. Esta ocorre por múltiplos motivos, entre eles o principal é a anorexia, mas dor abdominal, náuseas, síndromes paraneoplásicas entre outros fatores podem contribuir. Em pacientes com perda de peso, a tomografia de tórax pode auxiliar o diagnóstico e com o antecedente epidemiológico importante de tabagismo a suspeita de neoplasia torna-se forçosamente maior. Nesse caso, o achado é de um nódulo espiculado e com borda irregular com tamanho maior que 2 cm, características muito sugestivas de neoplasia maligna, a ausência  de calcificações também sugere neoplasia maligna. O diagnóstico foi de adenocarcinoma de pulmão, que tem menor relação com tabagismo, mas extremamente compatível com a imagem de nódulo pulmonar periférico.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal