FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 69 Anos com Tosse e Rebaixamento do Nível de Consciência

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 13/07/2017

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 69 anos de idade, etilista crônico, com quadro de tosse há 2 meses e perda de peso. Há 5 dias, com quadro de rebaixamento do nível de consciência. Chegou no pronto-socorro com: frequência cardíaca (FC), 110bpm; pressão arterial (PA), 110x60mmHg; escala de coma de Glasgow (ECG), 12 (AO: 3; RM: 5; RV: 4); temperatura, 37,9º. A ausculta foi com creptações bilaterais. Realizou tomografia computadorizada (TC) de tórax, conforme mostram as Figuras 1 e 2.

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 1 - TC de tórax.

 

 

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 2 - TC de tórax.

 

O paciente realizou também punção liquórica, que demonstrou 248 células com 70% de neutrófilos e 24% de linfócitos; glicose no líquor de 4mg/dL e pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) no líquor positivo e pesquisa do BAAR no escarro positiva, além de enzima adenosina deaminase (ADA) de 52.

Trata-se de quadro de tuberculose pulmonar, com imagem de infiltrado difuso de aparente disseminação broncogênica compatível com tuberculose. Além disso, há um rebaixamento de nível de consciência, provavelmente atribuído à infecção meníngea, que, com a positividade da baciloscopia, confirma o diagnóstico de tuberculose.

A positividade da baciloscopia na meningotuberculose é de apenas 15%; o fato de ser positivo sugere a importância da carga tuberculínica do paciente. O fato de a citologia liquórica ser predominantemente neutrofílica vai contra o diagnóstico de meningotuberculose; porém, na fase inicial, o líquor pode ser neutrofílico em vez de ter predomínio linfomononuclear. De qualquer forma, nesse caso, foi introduzida a terapia com ceftriaxona, em dose para meningite, e dexametasona.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal