FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Penfigoide bolhoso

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 30/09/2014

Comentários de assinantes: 0

        Mulher de 68 anos de idade, com aparecimento há 6 semanas de lesões cutâneas bolhosas, embora anteriormente as lesões tivessem  outro padrão, segundo a paciente. A imagem abaixo mostra as referidas  lesões.

 

 

        A imagem  é de lesões cutâneas bolhosas, estas bolhas eram tensas e mucosa, o que também apresentou envolvimento, a imagem é característica de penfigoide bolhoso, antes do aparecimento das lesões  bolhosas os pacientes costumam apresentar lesões eczematosas que depois evoluem para formação de bolhas.

        A doença é autoimune e costuma aparecer em pacientes com mais de 60 anos de idade, pode ser associada com lúpus, neoplasias e doenças neurológicas, entre outras condições. Após a ruptura da bolha ficam erosões e crostas, mas as lesões tendem a cicatrizar sem sequelas, o envolvimento de mucosa ocorre em 10 a 30% dos casos.

O diagnóstico pode ser confirmado com biópsia e imunofluorescência, o tratamento inicialmente é com glicocorticoides tópicos, mas outras medicações como imunossupressores como metotrexate e azatioprina podem ser necessárias.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal