FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Aneurisma de Aorta

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 14/03/2017

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 64 anos de idade, sexo masculino, hipertenso e ex-tabagista. Em uso de enalapril, 10mg, 2x/dia. Em exame de rotina, com ultrassonografia (USG), apresenta achado de massa sacular infrarrenal com diâmetro de 7,8 x 7,6 x 7,5, conforme mostra a Figura 1.

 

Figura 1 USG.

USG: ultrassonografia.

 

A imagem contrastada mostra aneurisma sacular de aorta com cerca de 8cm de diâmetro perto da altura de artérias renais, além de um cisto renal de, aproximadamente, 4cm no rim D. O aneurisma, no caso, é assintomático, embora lesões acima de 5,5cm tenham indicação cirúrgica, exceto se a expectativa de vida é muito pequena.

Outras indicações de lesões acima de 5,5cm incluem aneurisma de artérias periféricas ou aneurisma de expansão rápida. Como o tabagismo e a hipertensão arterial sistêmica são fatores de risco para a expansão, recomenda-se a interrupção do hábito de fumar. O tamanho da lesão próximo a 8cm indica uma urgência relativa da indicação de reparo do aneurisma, apesar de ser detectado apenas em exame de rastreamento.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal