FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente do Sexo Feminino com 53 Anos de Idade com Tosse e Febre

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 12/01/2021

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 53 anos de idade, sexofeminino, com quadro de tosse, febre e dispneia há 6 dias. Com pioraprogressiva da dispneia, procurou o departamento de emergência. ApresentavaSaO2 de 89% em ar ambiente, com frequência respiratória de 28 i.r.m.

 

PA: 130 x 80 mmHg

FC: 96 b.p.m

Temperatura: 37,5 graus

 

Realizou ultrassonografia pulmonar,com o seguinte achado:

 



A ultrassonografia mostra linhas Bcoalescentes em 9 de 12 campos pulmonares avaliados com a ultrassonografia; aimagem ainda mostra desaparecimento das linhas A. Foi realizada a pesquisa paracoronavírus, SARS-CoV-2 que causa a doença COVID-2019, que resultou positiva.

O papel da ultrassonografia pointof care (US-POC) ainda não é demonstrado nesses pacientes. Alguns relatosde caso demonstram presença de linhas B e consolidações bilaterais. A US-POCtem o potencial de evitar a necessidade de tomografia de alguns pacientes, masseu papel não está bem definido. Espessamento pleural foi descrito em algunspacientes, mas não parece ser mais comum do que em outras pneumonias virais,pelo menos como achado ultrassonográfico.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.