FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Tuberculose e dispnéia

Autor:

Euclides F. de A. Cavalcanti

Médico Colaborador da Disciplina de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 17/05/2009

Comentários de assinantes: 0

Quadro clínico

Paciente com diagnóstico de tuberculose, tendo iniciado tratamento há 8 meses e suspendido por conta própria. Há 3 semanas iniciou quadro de dispnéia progressiva e edema de membros superiores.

Fotografia do paciente

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

            Quadro típico de Síndrome de Veia Cava Superior, com dispnéia associada a edema de face (não mostrado) e membros superiores e circulação colateral no tórax. Na figura 1 podemos observar conglomerado linfonodal liquefeito envolvendo a traquéia medindo cerca de 6 x 5 x 4 cm. No entanto, a causa de síndrome de veia cava neste paciente não se relaciona a compressão da cava pelos linfonodos, como seria de se esperar, e está relacionada à trombose das veias braqueocefálicas esquerda e direita (figuras 2 e 3) e veia cava superior (figuras 4 e 5). Na figura 6 podemos observar cavitação no ápice de pulmão direito, típica de tuberculose. Para maiores detalhes sobre a doença, ler o texto sobre Síndrome da Veia Cava Superior


Figura 1


Figura 2


Figura 3


Figura 4


Figura 5


Figura 6

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.