FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Eritema nodoso

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 23/06/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 42 anos de idade, com quadro de infecção de vias aéreas superiores há sete dias, fez uso de anti-inflamatórios não esteroidais. Evoluiu com quadro de lesões cutâneas dolorosas em face anterior da tíbia.

Na palpação das lesões eram percebidos nódulos subcutâneos dolorosos. O diagnóstico foi de eritema nodoso.

O eritema nodoso tem múltiplas etiologias, a maioria dos pacientes têm história de infecção estreptocóccica ou não apresenta etiologia definida, mas pode estar associado com infecções, doenças do tecido conectivo, outras doenças inflamatórias e medicações. O quadro é de dor em região anterior das pernas com nódulos dolorosos e eritematosos, que podem ser palpáveis. Manifestações associadas incluem poliartralgias, febre e mal-estar. Testes diagnósticos incluem hemograma completo, enzimas hepáticas, função renal, ASLO e radiografia de tórax e PPD para tuberculose.

O tratamento é sintomático com uso de anti-inflamatórios não esteroidais, não sendo necessário o uso de glicocorticoides. Em pacientes com infecção por estreptocococos é indicado o uso de antibioticoterapia.

 

 

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal